I S S A - REGRAS PARA SKATE SLALOM

1. INTRODUÇÃO

Estas são as regras da ISSA. Os objetivos das regras são:
1. Fornecer aos diretores de prova e competidores de forma uniforme, regras escritas.
2. Permitir algumas variações para os diretores de prova personalizarem seus eventos de acordo com sua vontade.
3. Permitir um método de mudanças para estas regras no futuro.
Corridas de Skate Modalidade Slalom consiste em corridas num circuito montado sobre a superfície, marcado com cones. O skatista passa através do circuito, alternado sua passagem através dos cones entre esquerda e direita. O tempo do competidor será medido. Penalidades serão adotadas se o competidor falhar para completar o circuito ou deslocar cones.

2. EQUIPAMENTOS

2.1. EQUIPAMENTO NECESSÁRIO
• Equipamento de proteção
• Capacete : Sem restrições para tipo ou design.
• Calçado: Um tênis deve ser usado em cada pé.
• Equipamento de proteção opcional: Joelheira, cotoveleira, luvas, etc.
• Skateboard
• Shape: O Shape deve ter uma estrutura firme e segura. Pode ter qualquer forma, tamanho ou construção.
• Rodas: 4 rodas, sem restrições.
• Trucks: Sem restrições quanto ao número.
• Durante sua corrida o competidor deve ficar na posição “em pé” sobre o skate.

2.2. EQUIPAMENTOS PROIBIDOS
• Mecanismos ou dispositivos para dar propulsão aos atletas.
• Freio, algo para se segurar ou qualquer outro dispositivo para dar torque às rodas.
• Amarradores, prendedores para os dedos do pé, ou outro dispositivo que prenda o skatista no shape do skate.
• Invólucro aerodinâmico, pára-quedas,velas, ou qualquer outro dispositivo nesta linha.
• Bastões, assentos, suportes ou outro equipamento que faça interface entre o skate e o competidor, que não seja a sola do calçado.
• Equipamento que é consumido, descartado ou jogado durante a corrida.

2.3. EQUIPAMENTOS PERMITIDOS
• Foot stops ou outros dispositivos para limitar o movimento lateral do pé no shape. Não pode ser amarrado, nem fixar o corredor no shape de forma alguma.
• Concave, rabeta e qualquer outra modificação no shape reto.International Slalom Skateboarding Association (Revised 2009)

3. DESCRIÇÃO DE CORRIDAS DE SLALOM

3.1. SINGLE-LANE
São corridas feitas em 1 pista, com um competidor por vez. São feitas duas tomadas de tempo para cada competidor. A colocação final de cada competidor é determinada através do melhor tempo do mesmo.

3.2. DUAL-LANE
São corridas de dois competidores em duas pistas com circuitos idênticos. Os competidores competem ao mesmo tempo. A competição é dividida em classificação e baterias mata-mata.
• Classificação: Os competidores fazem uma tomada de tempo em cada pista.
• A classificação será determinada pelo menor tempo das duas tomadas.
• Baterias mata-mata: Os competidores são colocados na rampa e fazem uma corrida em cada lado com seu adversário.
• O vencedor é determinado pela soma dos dois tempos.
• O perdedor é eliminado da competição
• Isso é feito até sobrarem dois competidores, onde é feita a disputa final.

3.3. INÍCIO
O inicio é feito em uma plataforma elevada sobre a superfície. O competidor se prepara sobre a plataforma com seus pés sobre o skate aguardando um sinal, dado o sinal ele deve descer a rampa e fazer todo o circuito. O sinal determina o inicio da corrida.

3.4. CONES E CIRCUITO
Os cones são colocados no percurso indicando os pontos de virada para o competidor. Os cones devem ser combinados em uma seqüência de esquerda/direita ao longo de todo circuito. Os espaçamentos entre os cones dependem do tipo de circuito (ver capítulo 8). O objetivo da competição é passar cada cone com sucesso e com menor tempo. A direção inicial deve ser marcada para indicar a entrada do circuito no primeiro cone. Depois de feito o circuito, ele deve ser marcado com um círculo em volta do cone, para
determinar o local de cada cone, e para determinar os cones deslocados a cada corrida.

Especificações dos cones:
• Diâmetro da base: 140 mm +/- 20mm
• Altura do cone: 230mm +/- 30mm
• Material: Plástico
• Construção: Parte interna oca (para ter pouco peso)
• Borda na base: Proibido
• Cones sem furos ou aberturas na sua superfície lateral ou superior.

3.5. TÉRMINO
O término da corrida consiste em uma linha perpendicular ao circuito com distância máxima de 2m do último cone. No término deve haver algum dispositivo que forneça um sinal ao medidor de tempo, para que o mesmo pare o tempo quando os competidores passarem pela linha final. International Slalom Skateboarding Association (Revised 2009)

4. CORRIDAS

4.1. INÍCIO DA CORRIDA
O início deve seguir uma seqüência previsível e igual para todos os competidores:
• Os competidores são chamados para o início e se preparam na rampa de início.
• O Juiz de pista determina que o circuito está pronto e os competidores estão prontos.
• O medidor de tempo é armado e os competidores dão um sinal audível.
• O medidor de tempo fornece tons com 1 segundo de intervalo
• 3 segundos para o início
• 2 segundos para o início
• 1 segundo para o início
• Início (deve ter volume ou tempo de duração diferentes dos tons anteriores)
• Após o sinal de Start, o medidor de tempo iniciará a contagem para as duas pistas, independente de os competidores passarem pela linha de start.
• Quando o competidor iniciar antes do sinal de Start, o mesmo receberá uma penalidade de 2x o intervalo de start.
• Quando o competidor iniciar após o Start, não será dada nenhuma penalidade adicional

4.2. CORRIDA BEM SUCEDIDA
Uma corrida é considerada bem sucedida se o skate:
• Passar a linha de início sobre os sensores do medidor de tempo.
• Passar os cones pelo lado correto.
• Passar os cones pelo lado incorreto, mas deslocar nos cones.
• Passar pela linha final sobre os sensores do medidor de tempo.
• O competidor não é desqualificado por estas razões.

4.3. CONES DESLOCADOS
Um cone é contado como deslocado quando ocorrer:
• A base inteira do cone estiver fora do círculo que foi feito para aquele determinado cone.
• O cone estiver derrubado.

Um cone não é considerado como deslocado se:
• O cone for derrubado ou deslocado por um agente exterior (incluindo cones que venham do outro circuito)

A penalidade por cone deve ser:
• 0.1 segundos para Slalom
• 0.2 segundos para GS
• 0.3 segundos para Super-GS
International Slalom Skateboarding Association (Revised 2009)

4.4. DESCLASSIFICAÇÃO
O competidor é desclassificado durante sua corrida se:
• Não passar pelo lado certo do circuito.
• Deslocar mais que 20% dos cones (20% + 1)
• Deslocar qualquer cone com os joelhos.
• Tocar a superfície do circuito com qualquer parte do corpo(incluindo pés e mãos) durante a corrida.
• Conduta antiesportiva (interferir outro competidor, estragar equipamentos, etc.)

4.5. TÉRMINO DA CORRIDA
O tempo deve parar para cada competidor , quando o mesmo passar sobre a linha de chegada. Após passar pela linha de chegada, o competidor pode parar de qualquer maneira (foot-brake, slide, cavando, etc.)

5. CALCULO DO TEMPO

5.1. CALCULANDO O TEMPO FINAL
O tempo para cada competidor é calculado pela seguinte fórmula:

RT = ET + SP + (CD*CP)

Onde:
• RT é o tempo final
• ET é o tempo medido pelo medidor de tempo
• SP é a penalidade por queimar a largada
• CD é o numero de cones deslocados
• CP é a penalidade por cone (item 4.3)

5.2. PENALIDADE POR DESCLASSIFICAÇÃO
O tempo final (RT) é 999 segundos se o competidor estiver na fase de classificação ou se a competição for single lane. Quando o competidor for desclassificado no mata-mata o tempo final é acrescido de 1.5 segundos.

5.3. EMPATES
Se houver empate durante a competição, as seguintes regras dever ser usadas;
• Durante a classificação
• Utiliza-se a volta mais lenta dos dois competidores para o desempate.
• O competidor com menor número de cones deslocados será o vencedor.
• Os competidores que ainda permanecerem empatados serão colocados de forma aleatória entre os empatados. International Slalom Skateboarding Association (Revised 2009)

• Durante a competição de single-lane:
• Utiliza-se a volta mais lenta dos dois competidores para o desempate.
• O competidor com menor número de cones deslocados será o vencedor.
• Se por estes critérios não houver desempate, os competidores terminarão a competição com a mesma colocação.
• Durante a competição dual lane (homem-a-homem):.
• Utiliza-se a volta mais rápida dos dois competidores para o desempate.
• O competidor com menor número de cones deslocados será o vencedor.
• O competidor melhor qualificado na fase de classificação será o vencedor.

6. TABELA DE BATERIAS MATA-MATA

6.1. TAMANHO DAS TABELAS
A Tabela de baterias mata-mata deve ser formulada seguindo o critério da tabela abaixo. Após a fase de classificação todos os competidores que não atingiram as colocações necessárias (o que depende do número de competidores) são eliminados.

International Slalom Skateboarding Association (Revised 2009)

6.2. DISPOSIÇÃO DA TABELA
A tabela de baterias mata-mata deve ser construída pela colocação dos competidores obtidas na fase de classificação.

Quando o campeonato chega ao grupo de 4:
• 1v4 and 2v3
• Perdedores vão para a consolação (3° and 4° lugar)
• Ganhadores vão para a final (1° and 2° lugar)
International Slalom Skateboarding Association (Revised 2009)

6.3. COLOCAÇÃO FINAL DOS COMPETIDORES
A colocação final para competições com baterias mata-mata será:
• Os competidores que não classificaram para a fase de baterias terão sua classificação final igual á obtida na fase de classificação.
• Os competidores que perderam no grupo de 32 serão classificados de 17 -32 seguindo a ordem dos tempos obtidos na fase de classificação.
• Os competidores que perderam no grupo de 16 serão classificados de 9 -16 seguindo a ordem dos tempos obtidos na fase de classificação.
• Os competidores que perderam no grupo de 8 serão classificados de 5 -8 seguindo a ordem dos tempos obtidos na fase de classificação.
• O vencedor da consolação receberá o 3° lugar e o perdedor o 4° lugar.
• O vencedor da final receberá o 1° lugar e o perdedor o 2° lugar.

7. SITUAÇÕES ESPECIAIS E EXCEÇÕES

7.1. VOLTAR A CORRIDA
7.1.1. Voltar a corridaPode-se voltar à corrida nos seguintes casos:
• O medidor de tempo teve problemas.
• A rampa de início está deslocada ou sofreu avaria.
• O circuito não foi arrumado corretamente (há cones que não estão dentro dos círculos)
• O competidor foi atrapalhado durante a corrida por um agente externo (pessoas no circuito, animais, vento deslocou cones, etc)
• Para que isso seja feito, o competidor deve abandonar a corrida e imediatamente pedir outra.

7.1.2. Situações que não levam a voltar a corrida
• Um cone da outra pista interferindo o corredor
• Um cone de sua própria pista interferindo.
• Se o skate, as proteções, ou roupas, ou outro equipamento do próprio skatista atrapalhá-lo.
• Se o competidor não abandonar a corrida e imediatamente pedir outra.

7.1.3. Procedimento para nova Corrida
• Para single-lane ou tomada de tempo.
• O competidor terá uma nova largada determinada pelo juiz de pista.
• Para dual-lane na fase de baterias mata-mata:
• O adversário é informado e pode decidir se fará uma nova corrida
• Se o adversário não quiser uma nova corrida, seu tempo prévio permanecerá.
• Se o adversário decidir por fazer uma nova corrida também, ambos os competidores correrão ao mesmo tempo.
• A nova corrida deve ser feita antes de completar a fase de baterias atual.
• Os resultados anteriores serão descartados e serão válidos os resultados da nova corrida.
International Slalom Skateboarding Association (Revised 2009)

7.1.4. Interrupções no Evento
Se o campeonato tiver que ser interrompido por algum motivo pelos organizadores do evento, as seguintes regras devem ser aplicadas para determinar a classificação final dos
competidores:
• Durante a etapa de classificação ou Single lane:
• Se todos os competidores não completaram sua primeira tomada de tempo, o campeonato é declarado inválido e não será postado nenhum resultado
• Se todos os competidores terminaram a primeira tomada de tempo e a prova teve que ser interrompida na segunda tomada de tempo, somente serão utilizados os resultados da primeira tomada de tempo para a classificação final.
• Durante as baterias de mata-mata:
• Competidores que não entraram na fase de baterias mata-mata receberam seus resultados de forma usual (item 6.3), baseado na fase de classificação.
• Competidores eliminados durante as fases de baterias mata-mata serão classificados de forma usual (item 6.3).
• Se as duas corridas não forem terminadas os competidores receberão suas colocações baseados nos tempos da fase de classificação.

7.2. PROTESTOS
Protestos serão aceitos em competições de maior estado (MAJOR, MAIN). Protestos não serão permitidos nas competições de estado menor (PRIME, BASIC, PLAIN). O procedimento é:
• O Juiz de pista fornecerá o formulário de protestos para o competidor preencher.
• O competidor preenche o formulário de protesto
• Até 10 minutos do fim da fase atual
• O competidor mostra quais regras não estão sendo seguidas e relata ou prova isso no formulário
• O juiz de pista forma um Júri de protesto com:
• Juiz de pista principal
• Membro do Júri dos competidores (deve ser escolhido antes do campeonato começar)
• Uma pessoa escolhida em concordância com Júri de competidores e o juiz de pista principal.
• O Júri revisa o que está escrito no formulário de protestos, pode pedir algumas testemunhas, e pode falar com os competidores afetados.
• O veredicto final do Júri será:
• O competidor será permitido a fazer uma nova corrida (sujeito às regras da nova corrida, item 7.1)
• Os cones contados ou a desclassificação será baseado nas provas.
• Não serão feitas mudanças no resultado.
• A decisão do Júri não pode ser protestada novamente.
• O competidor só pode fazer um protesto por corrida.
• O competidor só pode protestar sobre ações que ele tenha envolvimento.
International Slalom Skateboarding Association (Revised 2009)

8. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

8.1. MEDIDOR DE TEMPO
Deve ser usado um medidor de tempo aprovado pela ISSA.

8.2. RAMPA DE INÍCIO
As rampas de início devem ter:
• Altura mínima : 0.75m.
• Altura máxima : 2.00 m.
• Angulo máximo de 45° com a horizontal
• Ter transição mínima com 1m de raio
• Ser colocada no mínimo a 4m de distância do primeiro cone
• Ter lugar para que o competidor segure com as mãos e possa dar impulso após o Start.
• Ter um dispositivo que sinalize para o medidor de tempo quando o competidor desceu a rampa.

8.3. STRAIGHT PARALLEL SLALOM (SPS)
• Objetivo do circuito: Testar a habilidade do competidor de fazer curvas o mais rápido possível em um circuito regular e em linha reta. Todas as curvas têm o raio pequeno.
• Pode ser feita em superfícies planas (flat) ou inclinadas.
• Limite de espaçamento entre cones: 1.0m a 3.0m
• Sugestão de espaçamento entre cones: 1.5m to 2.0m
• Comprimento do circuito: 25 to 100 cones. (Sugestão: 50 cones)

8.4. TIGHT SLALOM (TS)
• Objetivo do circuito: Testar a habilidade do competidor de fazer curvas muito rápidas, com ocasionais interrupções e offsets. As curvas são com raios pequenos.
• Pode ser feito em lugares planos ou inclinados.
• Limites de espaçamento entre os cones: 1.4m to 3.0m
• Sugestão de espaçamento entre os cones: 1.5m to 2.5m
• Comprimento do circuito: 25 to 100 cones. (Sugestão: 50 cones)

8.5. HYBRID SLALOM (HS)
• Objetivo do circuito: Testar a habilidade do competidor de fazer curvas o mais rápido possível, com mudanças constantes de interrupções e offsets ao longo do circuito. O circuito pode combinar secções retas, secções anguladas e secções curvas. As curvas são combinadas em pequenos e médios raios.
• São usadas superfícies inclinadas, com inclinação moderada( 3% a 8%).
• Limites de espaçamento entre os cones: 1.5m to 4.5m
• Sugestão de espaçamento entre os cones: 2.0m to 3.0m
• Comprimento do circuito: 25 to 100 cones. (Sugestão: 50 cones)
International Slalom Skateboarding Association (Revised 2009)

8.6. GIANT SLALOM (GS)
• Objetivo do circuito: Testar a habilidade do competidor de fazer curvas de pequenos, médios e grandes raios ao longo do circuito. O circuito deve usar toda a largura da superfície da corrida, com o percurso fazendo um contorno constante ao longo da descida. Pode ser feito single ou dual, dependendo da largura do local. A velocidade é maior que os outros eventos de slalom.
• São usadas superfícies inclinadas, com inclinação moderada (3% a 10%).
• Limites de espaçamento entre os cones: 2.0m to 10m
• Sugestão de espaçamento entre os cones: 3.0m to 5.0m
• Comprimento do circuito: 20 to 100 cones. (Sugestão: 40 cones)

8.7. SUPER-GS (SGS)
• Objetivo do circuito: Testar a habilidade do competidor de fazer curvas de raios grandes em alta velocidade ao longo do circuito. O circuito deve usar toda a largura da superfície da corrida, com o percurso fazendo um contorno constante ao longo da descida. A velocidade é muito maior que os outros eventos de slalom. Os competidores viram esquerda/direita enquanto passam por todas subseções do circuito. Os cones devem determinar os pontos de virada, não apenas as curvas do percurso (para distinguir de uma corrida de downhill)
• São usadas superfícies inclinadas, com inclinação moderada( 3% a 10%). A estrada pode ter curvas e mudanças na inclinação ao longo do circuito.
• Limites de espaçamento entre os cones: 3.0m to 20m
• Sugestão de espaçamento entre os cones: 5.0m to 15m
• Comprimento do circuito: 20 to 100 cones. (Sugestão: 40 cones)

8.8. MONTAGEM DO CIRCUITO
O organizador do evento é responsável pela montagem do circuito. O método usado deve ser bem definido (quem fará o circuito, descrição do circuito, quando será feito o circuito, etc.) de acordo com o que foi confirmado previamente (na divulgação por exemplo). Espaçamento entre cones (limite e recomendação) por modalidade
.

International Slalom Skateboarding Association (Revised 2009)

9. CATEGORIA DOS COMPETIDORES, GRUPOS DE COMPETIDORES, PREMIAÇÃO, E CAMPEÃO OVERALL

9.1. CATEGORIA DOS COMPETIDORES
Nem todas as competições darão pontos, premiação e medalhas para todas estas categorias. O competidor deve participar de uma e só uma categoria a cada corrida. São reconhecidas as seguintes categorias para o competidor.
• Open: Todos competidores podem participar
• Nível de habilidade:
o Pro / Amador
• Sexo:
o Masculino / Feminino
• Idade:
o Juniors: (até 17 anos) competidores cuja idade não atinja 18 anos no ano corrente.
o Teens: (até 14 anos) competidores cuja idade não atinja 15anos no ano corrente.
o Kids: (até 11 anos) competidores cuja idade não atinja 12 anos no ano corrente.
o Masters: competidores cuja idade seja 45 ou maior.

9.2. GRUPOS DE COMPETIDORES
O organizador do evento decide qual a categoria cada competidor irá competir independentemente, e quais serão agrupados na categoria open. Isso é sugerido se houver mais que 8 competidores em um grupo. O organizador do evento pode escolher usar diferentes circuitos para diferentes grupos (facilitar para os “kids”, por exemplo). Os grupos podem usar
combinações lógicas de categorias (Grupo amador-feminino-kids).

9.3. PREMIAÇÕES
Prêmios, pontos e outros itens podem ser feitos para cada categoria mesmo que a corrida não foi feita de forma separada (como por exemplo: premiar a categoria feminina em uma corrida de single lane feito junta com a categoria masculina).

9.4. CAMPEÃO OVERALL
Um evento com diferentes modalidades podem premiar apenas o campeão overall. O método de calculo para a classificação overall deve ser.
• Os competidores podem competir nos eventos que ele desejar.
• Um dos eventos será selecionado antes de começar a competição para ser usado como critério de desempate.
• Competidores receberão pontos em cada corrida de acordo com a tabela (abaixo).
• Os competidores serão organizados da maior para a menor somatória de pontos de todos os eventos.
• O desempate será feito comparando a colocação dos competidores no evento que havia sido declarado para este fim.

International Slalom Skateboarding Association (Revised 2008)

10. INSTRUÇÕES PARA O DIRETOR DE PROVA

10.1. FISCAIS DE PROVA
• Fiscais obrigatórios
• Juiz de pista principal – toma as decisões na corrida e é o principal do Júri de protesto.
• Sugestão de fiscais
• Operador principal do medidor de tempo – Opera o equipamento de medição de tempo e anota os cones derrubados/deslocados. Runs timing equipment and records the final cone-counts.
• Juiz de cones principal – Coordena os fiscais de cones e informa o tempo e penalidades para cada competidor.
• Outros fiscais possiveis
• Fiscais de cones – Responsável pela contagem dos cones deslocados/derrubados e por verificar se o competidor fez o circuito de forma correta. Deve estar bem claro para os competidores quem são os fiscais. É sugerido que os fiscais usem roupas diferentes para identificação (camiseta especial, chapéu,etc).

10.2. VARIAÇÕES PERMITIDAS DAS REGRAS
Variações destas regras são permitidas sob as seguintes condições:
• Para eventos MAJOR e MAIN:
• Variações devem ser determinadas de forma clara.
• As variações devem ser comunicadas de forma escrita para todos os competidores no dia do evento.
• Variações devem ser pequenas e não causar mudanças significativas na natureza da corrida.
• Exemplos de variações permitidas: variação na especificação da rampa de inicio (maior, menor, etc); Variação no tom da contagem regressiva do medidor de tempo.
• Para eventos PRIME, BASIC e PLAIN:
• Variações devem ser determinadas de forma clara.
• Variações devem ser passadas aos competidores no dia da competição ( em uma reunião com os competidores ou em um anuncio)
• Variações são permitidas para alterar a natureza da corrida.
International Slalom Skateboarding Association (Revised 2009)

• Exemplos de variações possíveis: Botão de start contra rampa de start; tabela sistema A-B-C para expandir o numero de competidores nos round de bateria; fazer 4 voltas em uma corrida de single lane ao invés de 2.
• O Coordenador regional da ISSA pode revisar a competição e pode reduzir o status desta, baseado no número e no tamanho das variações feitas.